Menu principal
 

CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

O Curso Técnico em Guia de Turismo, abrange os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer. As atividades compreendidas neste eixo referem-se ao lazer, relações sociais, turismo e eventos, integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais.

Destacam-se, na organização curricular do curso estudos sobre ética, educação ambiental, historicidade, empreendedorismo, redação técnica, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio do IFC – Campus São Francisco do Sul-SC propõe-se a orientar uma formação profissional ao turismo e hospitalidade integrada ao Ensino Médio bem como dos complementos necessários para o profissional como a pesquisa, disseminação e consolidação da cultura, ética, conhecimento de línguas estrangeiras, prospecção mercadológica, noções de gestão além do Ensino Médio de qualidade requerido pela sociedade de São Francisco do Sul.

Objetivo do Curso

O Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio tem como objetivo formar um profissional que oriente, assista e conduza pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao meio ambiente, à cultura e à legislação. Um profissional que informe sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista; apto a apresentar ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis, utilizando-se de instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.

Dados do Curso

Local: IFC – Campus São Francisco do Sul

Duração: 3 anos

Número de Vagas: 35 vagas

Turno: Integral

Modalidade: Integrado

Funcionamento do curso: Ingresso anual com oferta de disciplinas anuais

Perfil Profissional

O Perfil Técnico Profissional do Técnico Guia de Turismo do Instituto Federal Catarinense do Campus São Francisco do Sul, seguindo a orientação do Catálogo de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, constitui-se em um profissional que atua em sua Unidade da Federação nas operações de planejamento, execução e avaliação de viagens.

Um profissional que valoriza as características culturais históricas e ambientais da localidade atuando como fomentador do desenvolvimento sustentável do turismo e da hospitalidade e que desempenha suas atividades considerando os direitos universais do homem e do meio ambiente, atuando de maneira responsável, dinâmica, empreendedora e laboral, tendo em vista a sua adaptação às novas situações do mundo produtivo, à luz dos valores estéticos, políticos e éticos.

Campo de Atuação

O Guia de Turismo pode atuar em basicamente quatro áreas no ambiente regional: atuando na sua própria cidade; na área ecológica, cultural, nacional e na carreira internacional, atuando fora de seu continente.

A área de atuação do Técnico em Guia de Turismo são agências de turismo e operadoras de viagens, de ecoturismo, turismo cultural, turismo educacional, viagens convencionais, viagens de incentivo, entre outras. O profissional também pode exercer de forma autônoma sua profissão.

Informações Complementares

Coordenação: Andreia L. R. Scharmach