Menu principal
 

Professora Portuguesa Visita o IFC – Campus São Francisco do Sul.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

IMG_4419Nesta segunda-feira, dia 19 de outubro, a professora portuguesa Susana Moura visitou o IFC – Campus São Francisco do Sul, onde conversou com estudantes do Ensino Médio Integrado e servidores sobre a cultura açoriana e a vida contemporânea no Arquipélago dos Açores. Susana, que atualmente reside na Ilha do Pico, é natural de Portugal e está desenvolvendo seus estudos de doutorado sobre a identidade cultural açoriana na diáspora do sul do Brasil.

A temática da cultura açoriana é de fundamental importância para o município de São Francisco do Sul, bem como para as demais localidades do litoral catarinense, para onde vieram milhares de imigrantes em um fluxo populacional que teve seu auge em meados do século XVIII no sul do Brasil e que deixou significativas heranças culturais, desde a arquitetura até à cultura oral.

A iniciativa foi uma parceria do IFC com o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, representada na ocasião pela professora Andréa de Oliveira.