Língua Portuguesa, Poesia e Música no IFC – Campus São Francisco do Sul

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Foto Marcelo Sandmonn IFC - Campus São Francisco do SulNo dia 05 de novembro, quinta-feira, o poeta e professor de literatura da UFPR, Marcelo Sandmann, esteve no IFC – Campus São Francisco do Sul para duas atividades. A primeira foi a palestra “Música e Língua Portuguesa: Trovadorismo Galego-Português”, na qual o escritor abordou as relações entre a origem do nosso idioma e as cantigas medievais produzidas pela nobreza ibérica. Na ocasião, Marcelo analisou as principais características das cantigas de amigo, das cantigas de amor e das cantigas satíricas. Uma das cantigas que a plateia pode ler e ouvir foi composta pelo poeta e trovador Matin Codax (séculos XIII e XIV) e que é o mais antigo texto escrito no idioma que hoje chamamos de Língua Portuguesa.

No início da noite, a segunda atividade foi o I Sarau Poético do IFC – Campus São Francisco do Sul, no qual Marcelo Sandmann abordou sua trajetória como poeta e compositor e fez uma leitura de poemas de diferentes fases de sua trajetória, perpassando os quatro livros lançados até o momento (Lírico renitente; Criptógrafo amador; Na franja dos dias e A fio). Logo após, foi divulgado o resultado do I Concurso de Poemas do campus, cujos vencedores foram os seguintes: na categoria estudantes de nível médio: Paola Ribas Gonçalves, com o poema Oito ou oitenta; na categoria estudantes de nível superior: Edson Antonio Novais Júnior, com o poema Solidão e na categoria servidores: Giselle Vanessa Trevisan, com o poema A hipocrelítica.

Na segunda metade do Sarau, servidores e alunos também leram alguns de seus poemas prediletos, sendo os poetas Paulo Leminski, Marcelo Sadmonn IFC - Campus São Francisco do Sul 2Murilo Mendes e Maya Angelou alguns dos citados nas leituras.

entre o nosso idioma e formas artísticas como a música e o poema, valorizando também a produção poética de estudantes e servidores.