Oficina de teatro no Câmpus Avançado São Francisco do Sul

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

“Teatro é arte e arte é simplesmente nossa vida.”

No dia 10/11/11 foi realizada Oficina de Teatro no Câmpus Avançado São Francisco do Sul, ministrada pela Professora Samile Drews de Erechim-RS, com a participação de acadêmicos, servidores e comunidade. A oficina foi particularmente importante pela integração que propiciou aos acadêmicos; pelo aprendizado que as dinâmicas agregam ao conhecimento; pelo desenvolvimento da auto percepção, bem como da percepção de que, e como o corpo participa no aprendizado.

A oportunidade de ter contato com o teatro é sempre uma experiência libertadora. Por esta razão, o IFC – Câmpus São Francisco do Sul viabilizou o evento. Sendo a escola um espaço de conhecimento e aprendizagem, as artes – música, literatura, pintura, escultura, teatro – são fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, do jovem e do adulto.

Se as salas de aula tivessem a oportunidade de trabalhar com o teatro e não apenas de os estudantes assistirem as peças, mas representá-las, obteriam uma série de vantagens. Com o exercício da arte de representar que é próprio do teatro, o estudante aprende a improvisar, a desenvolver a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz; aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolver o vocabulário, trabalhar o lado emocional, desenvolver as habilidades para as artes plásticas; oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, espiritualidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens; ajuda-os a desinibirem-se e adquirir autoconfiança, desenvolver habilidades adormecidas, estimular a imaginação e a organização do pensamento. Enfim, são incontáveis os benefícios em se trabalhar o teatro na escola.

Por isso, outros momentos como este darão continuidade ao aprendizado das artes no IFC – Câmpus Avançado São Francisco do Sul, pois, “só um povo culto e bem preparado pode entender a importância do teatro”. Beatriz Segall (84 anos).

Fonte:Maria Lenir Stüpp – Pedagoga