Menu principal
 

Abertas as inscrições para ENEM 2013

domingo, 12 de maio de 2013

Abertas as inscrições para ENEM 2013

Iniciam hoje (13/05) as inscrições para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que podem ser feitas exclusivamente pela Internet. O prazo de encerra dia 27/05 e a taxa de inscrição de R$ 35 deve ser paga até 29/05 para os candidatos não isentos.

Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.

Os candidatos que pretendem ingressar em um curso superior ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), via SISU, precisam realizar a prova do ENEM. No IFC, 50% das vagas em cursos superiores são ofertadas via Vestibular e 50% via ENEM/SISU.

O ENEM, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no ENEM permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

Uma boa avaliação no ENEM é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do ENEM.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Confira o EDITAL da edição 2013 do ENEM AQUI (clique para baixar)

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC

LINKS PARA A MATÉRIA

ENEM 2013 – Inscrições AQUI

Sites Relacionados INEP

SISU

PROUNI

Ciência sem Fronteira

FIES