Menu principal
 

Histórico

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Histórico do Instituto Federal Catarinense – Câmpus São Francisco do Sul

São Francisco do Sul foi fundada em 23 de março de 1658. Terceira cidade mais antiga do Brasil, a ilha foi descoberta em 1504 pelo francês Binot Paulmier de Goneville.

Localizada no Litoral Norte (Microrregião do Nordeste de Santa Catarina), a 188 km de Florianópolis e 37 km de Joinville, com uma área de 540,8 km², São Francisco do Sul tem uma população de 39.341 habitantes (fonte: IBGE / ano 2009).

Apesar de ser a terceira cidade mais antiga do Brasil e contar com um PIB de destaque no Estado, São Francisco do Sul não tem tido investimentos educacionais que permitissem a seus jovens e demais trabalhadores o acesso à educação profissional, que garantisse a qualificada inserção no mercado de trabalho.

Diante dessa lacuna surge a institucionalização do Câmpus Avançado de São Francisco do Sul, que foi possível a partir da criação do Instituto Federal Catarinense com sede em Blumenau, e a concomitante transformação em Institutos Federais das antigas Escolas Agrícolas e Agrotécnicas, entre elas o Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira de Araquari. O mesmo passou a ser Instituto Federal Catarinense Câmpus Araquari, através da Lei no 11.892 em dezembro de 2008.

Considerando a necessidade de atender o município de São Francisco do Sul e seu entorno, o Câmpus Araquari institucionalizou o Câmpus Avançado de São Francisco do Sul para atender as necessidades de sua população com relação à educação profissional em todos os níveis.

O início das atividades do Câmpus Avançado de São Francisco do Sul ocorre em meados do ano de 2010, com a destinação de um espaço físico cedido em convênio pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul ao Instituto Federal Catarinense, até que o espaço e as instalações próprias, em fase de construção, possam ser estruturadas e disponibilizadas à comunidade e à região.