Evento de formação marca início do 2º semestre letivo do IFC – Câmpus São Francisco do Sul

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O segundo semestre letivo no Instituto Federal Catarinense IFC – Câmpus São Francisco do Sul iniciou nesta quarta-feria, dia 24/07. Para os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística e Tecnologia em Redes de Computadores e para os alunos do Curso Técnico em Administração significa a volta às aulas e à rotina de estudos.

Já para os professores e demais profissionais da educação do IFC, significa dar continuidade à missão institucional, cuja premissa é Contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural, ofertando uma educação de excelência, pública e gratuita, com ações de ensino, pesquisa e extensão.” (Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/2009).
Para estarem cada vez mais preparados para este grande desafio, os professores e demais servidores do IFC participaram, junto aos profissionais da educação da região, do III Encontro A Construção de Saberes Docentes: As Interfaces da Prática Pedagógica nas Diversas Áreas do Conhecimento.
O evento foi promovido pelo IFC através dos Núcleos Pedagógicos dos Câmpus Araquari e São Francisco do Sul e ocorreu nas dependências do câmpus Araquari entre os dias 21 e 24/07.
Foram três dias de muitas atividades,  nos períodos da manhã, tarde e noite, quando os profissionais da educação puderam apresentar trabalhos, projetos e relatos de experiências resultantes de vivências em sala de aula, por meio de comunicações e/ou apresentações de painéis, que aconteceram no período noturno, e oficinas práticas, no período matutino. Também foram proferidas palestras, no período vespertino, com espaço para discussões e diálogos sobre concepções e práticas pedagógicas, em torno das temáticas: “Educação Intercultural e Interdisciplinaridade”, “Educação, Trabalho e Diversidade: Questões contemporâneas” e “Valorização da Identidade e Profissão Docente”.
Diante das reflexões e dos novos conhecimentos construídos coletivamente em atividades como essa, o IFC – Câmpus São Francisco do Sul melhora suas ações de ensino, pesquisa e extensão, entregando à comunidade uma educação pública, de qualidade e gratuita.