Menu principal
 

Educação Inclusiva é tema de palestra promovida no IFC – Campus São Francisco do Sul

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

No diainclusão e acessibilidade IFC-Campus São Francisco do Sul. 21/09, o campus São Francisco do sul sediou a palestra “Educação inclusiva e acessibilidade – Provocativos para um mundo melhor”, promovida pelo NAPNE e ministrada por Mário Cézar da Silveira, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Mario Cezar é formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em acessibilidade, Coordenador da Coopera – Comissão permanente de acessibilidade do COMDE – Conselho

Municipal da Pessoa com Deficiência de Joinville.

O evento foi prestigiado por cerca de 140 pessoas, entre elas professores das redes municipal, estadual e federal de educação, alunos e servidores do IFC e representardes de órgãos municipais.

A estratégia utilizada pelo palestrante surpreendeu a todos, pois, apesar não ter limitação física, ele se apresentou e desenvolveu parte da palestra em uma cadeira de rodas, até confessar que não precisava dela e que a ação serviu como provocação acerca dos direitos das pessoas com deficiência.

Segundo o palestrante, a luta pelo direito da pessoa com deficiência deve ser a luta pelo direito de todos, pois a deficiência não pertence somente aos que já nascem com essa condição, mas também aos que, ao longo da vida, podem adquirir uma deficiência.