Caminhos do Mercosul
O Ministério da Educação do Brasil (MEC) e o Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), por meio de sua Assessoria Internacional do MEC e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, têm o prazer de anunciar a realização do Concurso Histórico-literário “Caminhos do MERCOSUL – Convocatória 2015” (clique aqui para baixar o cartaz).
Diante disso, convidam os centros educativos e seus respectivos estudantes ao desafio de promover e discutir os temas relacionados à integração regional.
Dos objetivos do Concurso
- Gerar um espaço de participação estudantil nos diversos campos da cultura e do saber, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas.
- Estimular a produção intelectual sobre a região e o processo de integração, demonstrando os distintos conhecimentos através de produções escritas.
- Fortalecer os laços de reciprocidade e solidariedade entre os/as estudantes da região respeitando a diversidade cultural.
O tema
O Concurso “Caminhos do MERCOSUL – Brasil 2015” tem como tema principal “A Floresta Amazônica como Patrimônio da Humanidade”.
A escolha desse tema se justifica em razão da abundância de recursos da floresta e de seu papel como fonte de equilíbrio ambiental do planeta. Seus vegetais, no processo de evapotranspiração, são responsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera. Já o Rio Amazonas, o segundo mais extenso do mundo e com mais de mil afluentes, desagua aproximadamente, 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano, o que torna a salinidade das águas costeiras mais baixas.
O conjunto de povos indígenas ou de outras culturas (seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, etc.) contribui para a existência de uma riqueza cultural que poucos conhecem. Esses povos aprenderam a utilizar os recursos, devido a sua longa experiência dentro da floresta, e se tornaram importantes para a ciência e tecnologia moderna. Na Amazônia legal (área que engloba nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônica) encontramos 69% da população indígena, sendo que 55% sobrevive diretamente da Floresta.
Com base no tema principal, foram definidos os seguintes subtemas:
- A educação como processo de preservação da Floresta Amazônica.
- O ciclo da água na Amazônia.
- História dos povos tradicionais da Amazônia.
- O extrativismo como alavanca do desenvolvimento amazônico.
Como inspiração, clique aqui para acessar a bibliografia recomendada.
OBS: Não serão admitidos, em hipótese nenhuma, trabalhos sobre tema/subtemas diferentes dos propostos.
O/A candidato/a deverá:
- Escolher um subtema da lista proposta acima;
- Elaborar um único trabalho original sobre o subtema escolhido, que poderá ter os seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio e texto literário.
OBS: Os trabalhos deverão ser individuais e apresentados em língua portuguesa ou espanhola (de acordo com o país), com uma extensão mínima de cinco (5) páginas e máxima de dez (10), digitadas em fonte Times New Roman, espaçamento duplo e tamanho 12. Além dessas páginas, poderão ser juntados os anexos que se julguem necessários (gráficos, entrevistas, bibliografia, etc.).
Critérios para participação
- Ser estudante do ensino médio nos países membros e associados do MERCOSUL (Educação Secundária ou Técnico Profissional);
- Ser nascido exclusivamente nos anos de 1998 a 2000 (ter entre 15 e 17 anos);
- Deter boa atuação escolar reconhecida pela instituição de ensino (assistência, conduta e rendimento);
- Ser autorizado/a expressamente pela família (apoio familiar);
- Ser capaz de conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas. O/A candidato/a deve estar disposto/a a cumprir integralmente o regulamento que regerá toda a viagem.
Como participar?
Brasileiros
O/A candidato/a deverá enviar o trabalho em envelope fechado, com o pseudônimo sobre o envelope, impressos e em suporte eletrônico (CD-ROM).
Dentro deste envelope deverá ser colocado outro envelope fechado e identificado com o mesmo pseudônimo, no qual se ajuntará:
- Cópia de documento comprovante de data do nascimento (cédula de identidade ou certidão de nascimento);
- Formulário para participar do concurso (clicar aqui);
- Carta redigida pelo/a estudante, explicando as razões pelas quais deseja participar do “Caminhos do MERCOSUL 2015: FLORESTA AMAZÔNICA – Patrimônio da Humanidade”;
- Informe da Instituição sobre a atuação regular do/a estudante;
- Carta de recomendação de um de seus professores;
- Cópia da cédula de identidade (com menos de 10 anos da data de emissão);
- Pseudônimo escrito no trabalho.
Os documentos deverão ser enviados para:
Assessoria Internacional
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios Bloco L 8º andar sala 827
Brasília DF- Brasil – CEP: 70047-900
A/C Núcleo de Américas Multilateral
Estrangeiros
O(A) candidato(a) deverá enviar ao seu respectivo Ministério de Educação o trabalho em envelope fechado, com o pseudônimo sobre o envelope, impressos e em suporte eletrônico (CD-ROM).
Dentro deste envelope deverá ser colocado outro envelope fechado e identificado com o mesmo pseudônimo, no qual se ajuntará:
- Cópia de documento comprovante de data do nascimento (cédula de identidade ou certidão de nascimento);
- Formulário para participar do concurso (clicar aqui);
- Carta redigida pelo(a) estudante, explicando as razões pelas quais deseja participar do “Caminhos do MERCOSUL 2015: FLORESTA AMAZÔNICA – Patrimônio da Humanidade”;
- Informe da Instituição sobre a atuação regular do(a) estudante;
- Carta de recomendação de um de seus professores;
- Cópia da cédula de identidade (com menos de 10 anos da data de emissão);
- Pseudônimo escrito no trabalho.
Da seleção
Os melhores trabalhos serão selecionados por um Comitê Ad hoc nacional, construído pelo MEC, com base nos seguintes critérios:
- Criatividade;
- Originalidade;
- Manejo da língua portuguesa e espanhola; e
- Referência das distintas fontes.
Serão selecionados os seis (6) melhores trabalhos e outros três (3) suplentes, com ordem de prioridade, que poderão ser chamados em caso de vacância dos primeiros ganhadores.
OBS: Trabalhos plagiados serão sumariamente excluídos do Concurso.
Do prêmio
Os seis (6) alunos selecionados ganharão uma viagem acadêmica, recreativa e cultural ao estado do Amazonas, República Federativa do Brasil, com todos os custos cobertos pelo país anfitrião, no período de 18 a 25 de outubro de 2015.
Dos prazos
No caso dos Brasileiros, todos os documentos deverão ser encaminhados à Assessoria Internacional do MEC até 10 de julho de 2015.
No caso dos estudantes estrangeiros, prazo para envio dos trabalhos aos Ministérios de Educação dos países membros e associados até 27 de junho de 2015.
O resultado do concurso será anunciado por meio da página web do Setor Educacional do MERCOSUL (www.edu.mercosur.int), a partir do dia 24 de julho de 2015, podendo ser alterado sem prévio aviso.
Outras regras
Os/As candidatos/as que se inscreverem no concurso automaticamente autorizam o uso e a publicação de seu trabalho para outros fins que o MEC e o SEM considerem oportunos.
Em nenhum caso, haverá a devolução dos trabalhos recebidos.
Todos os custos de seleção e envio dos trabalhos estão a cargo dos candidatos/as.
Para maiores informações, favor contatar:
Núcleo de Américas Multilateral
Assessoria Internacional
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios Bloco L 8º andar sala 827
Brasília DF- Brasil – CEP: 70047-900
Telefones: +55 61 2022 7881 ou 2022 7885 ou 2022 7884
Fax: +55 61 2022 7879
E-mail: ai@mec.gov.br