Alunos do Ensino Médio Constroem Protótipos de Brinquedos de Parques de Diversão.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

IMG_0784Transformar teoria em prática: esse foi o desafio proposto aos alunos do Ensino Médio do IFC Campus São Francisco do Sul, através do componente curricular de Física, ministrado pelo professor Diogo Magalhães.

Neste projeto final de disciplina, os alunos foram orientados a construir protótipos de brinquedos de parques de diversão, tais como rodas-gigantes, barcos vikings, elevadores, dentre outros. Com o objetivo de incentivar a participação dos jovens alunos em eventos científicos, os protótipos foram apresentados aos colegas de turma e aos servidores do campus, seguindo uma dinâmica similar às apresentações de pôsteres.

Os alunos também contaram com o apoio dos professores Francisco Rafael Moreira Mota e Vitor Mateus Moraes, docentes do Curso Técnico Subsequente em Automação Industrial, que, ao longo do processo, foram consultados para esclarecer dúvidas e participaram da avaliação final dos trabalhos.

A aluna Hemilyn Teixeira de Souza mencionou a importância da troca de conhecimentos, destacando a contribuição do aluno Antônio Sérgio de Morais, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, que auxiliou na escolha, na regulagem e no funcionamento do motor utilizado para mover a roda-gigante.

Segundo o professor Diogo, “este tipo de iniciativa não só instrumentaliza os alunos a compreenderem as coisas do mundo, mas também exige que eles desenvolvam sua autonomia e capacidade de negociação, o que é fundamental no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto profissional e nas próprias relações interpessoais”. Explicou, também, que a metodologia adotada, denominada Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, faz com que professores e alunos se distanciem de abordagens tradicionais e que, “para a consolidação do projeto final, é imprescindível buscar conhecimentos em vários campos do saber, tais como engenharias, artes, física, matemática e metodologia científica”.