Menu principal
 

IFC – Campus São Francisco do Sul adota telefonia IP

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

VoIP, ou Voice over IP, ou Voz Sobre IP é a tecnologia que possibilita o estabelecimento de conversações telefônicas em uma Rede IP (incluindo a Internet), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

O Campus São Francisco do Sul parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) é o primeiro campus a adotar a solução de telefonia VoIP, chamada de fone@RNP, e com isso aumentando a qualidade e a economia desse serviço como um todo na instituição. O serviço fone@RNP permite o encaminhamento de chamadas entre instituições clientes da RNP utilizando a tecnologia VoIP.

Na utilização desse serviço os usuários das “instituições clientes”  e que fazem parte dessa rede conseguem se comunicar por voz (via telefone comum, telefone IP ou softphone) pela Internet, ou ainda pela rede IPÊ (infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa, onde se conectam as principais universidades e institutos de pesquisa do país).

Ainda, com a utilização do fone@RNP haverá economia nas ligações interurbanas, sobretudo quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia. Mais do que isso, o fone@RNP permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de Internet.

Embora a tecnologia de VoIP já tenha provado sua eficiência como alternativa para a redução dos custos com telefonia – principalmente em instituições com necessidade de comunicação intensa com parceiros e filiais localizados nos mais diferentes estados brasileiros ou até mesmo em território internacional – alguns obstáculos de cunho tecnológico ainda restringem sua disseminação. Todavia a RNP elaborou uma solução, onde as instituições públicas federais poderão se interligar quando da adoção deste tipo de serviço.
Após o primeiro mês de implantação e em operação, o serviço VoIP apresentou uma redução de mais de 10% na fatura de telefone. Esse percentual poderá ser incrementado a partir do momento em que mais instituições utilizarem o serviço em todo o território nacional, dado que a telefonia VoIP não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia.