No dia 21/09, o campus São Francisco do sul sediou a palestra “Educação inclusiva e acessibilidade – Provocativos para um mundo melhor”, promovida pelo NAPNE e ministrada por Mário Cézar da Silveira, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Mario Cezar é formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em acessibilidade, Coordenador da Coopera – Comissão permanente de acessibilidade do COMDE – Conselho
Municipal da Pessoa com Deficiência de Joinville.
O evento foi prestigiado por cerca de 140 pessoas, entre elas professores das redes municipal, estadual e federal de educação, alunos e servidores do IFC e representardes de órgãos municipais.
A estratégia utilizada pelo palestrante surpreendeu a todos, pois, apesar não ter limitação física, ele se apresentou e desenvolveu parte da palestra em uma cadeira de rodas, até confessar que não precisava dela e que a ação serviu como provocação acerca dos direitos das pessoas com deficiência.
Segundo o palestrante, a luta pelo direito da pessoa com deficiência deve ser a luta pelo direito de todos, pois a deficiência não pertence somente aos que já nascem com essa condição, mas também aos que, ao longo da vida, podem adquirir uma deficiência.