Menu principal
 

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados por meio da Lei nº 11.892/2008, constituem um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica. Este novo modelo tem como objetivo responder de forma eficaz às demandas crescentes por formação profissional, por difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos e de suporte aos arranjos produtivos locais. Presentes em todos os estados, os Institutos Federais representam a reorganização da rede federal de educação profissional, oferecem formação inicial e continuada, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, bacharelado em engenharias, licenciaturas e pós-graduação.
O Instituto Federal Catarinense (IFC) resultou da integração das antigas Escolas Agrotécnicas Federais de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, juntamente com os Colégios Agrícolas de Araquari e de Camboriú, até então vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. O IFC oferecerá cursos em sintonia com a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos locais; estimulando a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo, e apoiando processos educativos que levem à geração de trabalho e renda, especialmente a partir de processos de autogestão.
Para que os objetivos estabelecidos pela Lei nº 11.892/2008 sejam alcançados, faz-se necessária a elaboração de documentos que norteiem todas as funções e atividades no exercício da docência, os quais devem ser construídos em sintonia e/ou articulação com o PDI e o PPI, com as Políticas de Educação e com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Dados do Curso

Denominação do Curso: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Modalidade: Presencial
Titulação: Tecnólogo em Logística
Eixo Temático: Gestão e Negócios
Legislação e Atos Oficiais Relativos ao Curso:

  • Resolução CNE/CP3 de 18/12/2002; Resolução nº 2 de 18/06/2007;
  • Parecer CNE/CES nº 436/2001; Parecer CNE/CES nº 261/2006;
  • Parecer CNE/CES nº 277/2006; Resolução IFC/CONSUPER Nº 28/2012;
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20/12/1996;
  • Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos

Local: IFC – Campus São Francisco do Sul
Endereço:
Rod. Duque de Caxias, Km 6, s/n – IperobaSão Francisco do Sul
Duração: 6 semestres
Número de Vagas:
 40 vagas
Turno:
 Noturno
Funcionamento do curso:
 Ingresso anual com oferta de disciplinas semestrais
Carga Horária Total: 2.000 horas
Atividades Acadêmicas: 1.800 horas
Atividades Complementares: 200 horas

 

Perfil do Curso

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, os profissionais tecnólogos do eixo de Gestão e Negócios, devem possuir especialização em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa ou organização, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias ­primas e produtos. Ele desenvolve e gerência sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-­se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos. As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral:

O Curso Superior de Tecnologia de Logística é uma forma de educação profissional destinado aos egressos do ensino médio e técnico, que objetiva formar profissionais capazes de planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e aumento da qualidade de cumprimento do prazo.

Objetivos Específicos:

Para alcançar o objetivo geral, o curso deverá preparar o profissional em logística, garantindo que os egressos, sejam capazes de:

  • aplicar os conhecimentos em armazenamento e distribuição de materiais dentro do conceito de cadeia de suprimento;
  • analisar aspectos de dimensão e localização de Centros de Distribuição; visando à minimização de custos operacionais e tributários, sem perda na qualidade dos serviços, e possibilitando vantagens competitivas para a empresa, que nos limites de profissionalização cubram as carências técnicas e de gestão empresarial no setor produtivo e de serviços;
  • possibilitem ao acadêmico do Curso a aquisição de conhecimentos de caráter técnico e tecnológico, bem como de habilidades e atitudes que lhe permitam participar de forma responsável, ética, ativa, crítica e criativa na solução dos problemas da cadeia de suprimentos, de integrar­-se na força de trabalho do setor e de desempenhar com segurança e discernimento as atribuições que lhe forem próprias.

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

Princípios Filosóficos e Pedagógicos do Curso

A gênese do Curso Superior de Tecnologia em Logística do Instituto Federal Catarinense do Campus São Francisco do Sul contempla a importância do conhecimento e a sua constante evolução. Neste contexto, entende-­se que as sociedades contemporâneas têm esperado contribuições cada vez mais amplas das instituições universitárias e, nesse sentido, é preciso considerar que a formação profissional para os diferentes segmentos do mercado de trabalho, bem como a contribuição para a inovação tecnológica, do avanço científico à extensão do conhecimento nelas gerado aos diferentes segmentos da sociedade são deveras importantes. As rápidas transformações econômicas, tecnológicas e políticas deste período constituem o cenário volátil onde as instituições, em diversas áreas e setores, têm sido instadas a se adaptar.

Assim, com o crescimento da indústria, do comércio, da produção e da circulação de riqueza, aumentando a complexidade da gestão, o processo de segregação do trabalho e especialização de atividades no município de São Francisco do Sul, percebe­-se que a qualificação de profissionais para atuarem com a logística em estabelecimentos privados ou órgãos públicos tornou­-se de grande importância. É nesse contexto que nasce a proposta do Curso Superior de Tecnologia em Logística do Instituto Federal Catarinense no Campus São Francisco do Sul, o que têm origem no Planejamento Estratégico do Campus que identificou a tendência de atuação no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios. Sua concepção está alicerçada em uma demanda local e regional.

Partindo­-se da premissa e do compromisso de delinear um profissional que disponha de uma sólida base de conhecimentos técnicos, cultural e humanística, visão sistêmica e interdisciplinar da atividade de logística, percepção dos avanços tecnológicos e das tendências econômicas e sociais. Além disso, deve ser um cidadão solidário, com capacidade de diálogo com os demais profissionais de sua área e áreas afins, comprometido com a sociedade e capaz de atuar com responsabilidade, liderança e ética no contexto das atividades e do patrimônio das organizações, sabendo adaptar as condições locais e regionais à nova realidade do mundo atual.

Relação Teoria e Prática

A preocupação em relacionar a teoria à prática é permanente e foi pensada desde o projeto de criação de curso. Para que essa relação funcione, as ementas das disciplinas foram elaboradas visando a aplicação prática de todas as fundamentações teóricas. Dessa forma, o acadêmico adquire o conhecimento necessário no desenvolvimento de aplicações ao longo do curso, além de capacitá-­lo para desenvolver os seus conhecimentos no mercado de trabalho com a mesma desenvoltura.

Interdisciplinaridade

Integrar saberes é um desafio de qualquer profissional que deseja ser bem­ sucedido na sua atuação. O conhecimento não pode ser visto em termos cartesianos, com cada disciplina, cada área da ciência contribuindo isoladamente ao alcance de um objetivo maior. Todas as ciências, os diversos tipos de conhecimento e suas manifestações obrigatoriamente devem estar presentes e de forma uníssona no desempenho profissional de praticamente todas as atividades da atualidade.

As áreas com suas respectivas disciplinas foram planejadas e distribuídas de forma a se correlacionarem dentro de um contexto universal que garantirá o aprimoramento dentro de um resultado teórico/prático/filosófico, sendo observado um processo de construçãodo conhecimento constante.

Perfil Profissional

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, o perfil profissiográfico desejado ao Tecnólogo em Logística é de um profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa ou organização, planejando e coordenando a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias ­primas e produtos, desenvolvendo e gerenciando sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-­se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos, exigindo para o exercício das atribuições, visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos, além de habilidades e atitudes que lhe permitam participar de forma ética, responsável, ativa, crítica e criativa.

Campo de Atuação

A área de atuação do Tecnólogo em Logística é bem diversificada, abrangendo desde áreas tradicionais como no segmento industrial, agrícola, de serviços, instituições de ensino, órgãos governamentais e não governamentais, como principalmente a área de transporte aéreo, marítimo e terrestre.

O Tecnólogo em Logística poderá continuar seus estudos em cursos de pós­-graduação ou seguir a área de pesquisa científica, trabalhando em instituições de pesquisa ou ensino voltadas para a área. Poderá também prestar concursos em nível superior em instituições de ensino públicas e privadas na área de atuação e afins.

QUADRO DOCENTE 

Adriano Silveira Mastella – Doutor ­ Membro do NDE – Currículo Lattes

Andreia Luciana da Rosa Scharmach – Mestre ­ Membro do NDE – Currículo Lattes

Karina Elis Christmann – ­ Mestre – Currículo Lattes

Luciano Rosa – Doutor ­ Coordenador do Curso – Presidente do NDE –  Currículo Lattes

Marina Farias Martins – ­ Mestre – Currículo Lattes

Ricardo Reghelin ­- Doutor – Currículo Lattes

Sara Regina da Rosa Pinter – Mestre ­ Membro do NDE –  Currículo Lattes

Sérgio Ruggiero – Doutor ­ Membro do NDE – Currículo Lattes

Severino Mirandola Júnior – ­ Mestre – Currículo Lattes

Simone Maidel ­- Doutora – Currículo Lattes

Susana Nunes Taulé Piñol – Mestre ­ Membro do NDE –  Currículo Lattes

Túlio Tibério Quirino de Medeiros – Doutor ­ Membro do NDE – Currículo Lattes

 

Grade Curricular do Curso

 

Organizações Didáticas dos Cursos  Superiores – IFC

Este documento define as Diretrizes Didático-Pedagógicas das atividades comuns dos vários campi que se integram à estrutura acadêmica do IFC, no que diz respeito aos aspectos didático, científico e disciplinar dos cursos superiores de graduação. Veja o documento na integra.

 Regulamento Atividades Complementares – IF Catarinense