“Teatro é arte e arte é simplesmente nossa vida.”
O IFC – Câmpus Avançado São Francisco do Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul, iniciou no dia 24/10/2011 um programa de formação continuada com os profissionais da educação da rede municipal. Esta primeira etapa foi desenvolvida pelos Professores do IFC local, Alessandro Ezequiel da Paixão e Leandro Rafael Pinto com os temas: “As teorias raciais europeias e o Brasil” “África: O Continente dos Extremos (Físicos, Humanos e Geopolíticos)”
O Professor Alessandro tratou sobre a gênese do racismo, situando sua fala no início do século XX quando chegam ao Brasil as teorias raciais vindas da Europa. Estas teorias, utilizadas para justificar o domínio das nações europeias sobre outros povos, influenciam a construção da nação brasileira e trazem consequências até os dias atuais.
O Professor Leandro apresentou o continente Africano marcado por fortes extremos, como exemplo na sua Geografia Física com seus desertos e áreas tectônicas em oposto as grandes florestas e savanas. Do ponto de vista Social tem-se a pobreza e a fome do sul se opondo ao mundo árabe do norte, e na Geopolítica as atuais manifestações que levaram a queda de “ditadores”, contrastam com as guerras civis e mesmo com a democracia de alguns países mais desenvolvidos. Esse panorama faz da África um laboratório de estudos das diferentes áreas do conhecimento, que acima de tudo devem visar a melhoria e desenvolvimento desse continente esquecido pelo mundo mas que durante séculos nos forneceu cultura, sabedoria e riquezas!
As temáticas desenvolvidas pelos professores Alessandro e Leandro consistiram nos necessários fundamentos para as próximas etapas da capacitação.
Fonte: Maria Lenir Stüpp – Pedagoga