Menu principal
 

Último dia de inscrição para o Vestibular e Exame de Classificação do IFC

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

banner_site_provas

Os interessados em estudar no Instituto Federal Catarinense (IFC) em 2014 têm até hoje terça-feira, dia 05 de novembro, para fazer a inscrição para os cursos médio/técnicos e superiores.  Nos 11 câmpus espalhados pelo estado são ofertadas 2.558 vagas gratuitas. Ainda dá tempo: acesse http://ingresso.ifc.edu.br e inscreva-se!

 Os  candidatos precisam efetuar o pagamento da guia de recolhimento da união (GRU). O valor da inscrição é de R$ 10,00 para os cursos técnicos e de R$ 55,00 para os cursos superiores. O pagamento deve ser efetuado até o dia 08 de novembro nas agências do Banco do Brasil.

Todos os cursos são públicos e gratuitos – não precisa pagar mensalidade nem material didático. 

Após a inscrição o candidato deve ficar atento ao site para obter as informações sobre o ensalamento. As provas para os cursos superiores serão realizadas no dia 01 de dezembro e as provas para quem deseja ingressar nos cursos técnicos ocorrerão no dia 08 de dezembro, ambas em um domingo. 

Quem pode ingressar

Para se matricular nos cursos ofertados no Exame de Classificação o candidato precisa ter concluído todo o Ensino Fundamental (ingresso em curso Integrado ao Ensino Médio); ter concluído todo o Ensino Médio (ingresso em cursos técnicos Subsequente); e estar matriculados no Ensino Médio em outra instituição pública de ensino (ingresso em cursos de Concomitância Externa com o Ensino Médio). Para se matricular nos cursos superiores é necessário que o candidato tenha concluído todo o Ensino Médio.

 Sistema de Ações Afirmativas (Cotas)

Tanto no Vestibular como no Exame de Classificação um percentual das vagas são destinadas para o Sistema de ações afirmativas, atendendo assim a Lei de Cotas (12.711): no Vestibular 235 vagas são para Ampla Concorrência e 358 para cotas; no Exame de Classificação 809 estão em Ampla Concorrência e 1.216 para cotas. 

No momento da inscrição, o candidato terá que especificar o curso ao qual pretende concorrer e de que forma concorrerá às vagas: ampla concorrência ou tipo de cota.